Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

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A utilização de lavras desativadas como laboratórios naturais para ensino de Geociências: exemplos de Diamantina (MG)

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Matheus Kuchenbecker
Laboratório para Estudos de Ensino das Geociências, Núcleo de Geociências e Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, BR-367, Km 583, Alto da Jacuba, Diamantina/MG, mk.geologia@gmail.com
2. Centro de Pesquisa Professor Manoel Teixeira da Costa, Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais, Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte/MG – Brasil.

Daniel Galvão Carnier Fragoso
Petrobras - Universidade Petrobras, Escola de Ciências e Tecnologia de Exploração e Produção – PCGEO, Rua Ulisses Guimarães, 565, Cidade Nova, Rio de Janeiro/RJ, danielfragoso@petrobras.com.br, juliosanglard@petrobras.com.br

Júlio Carlos Destro Sanglard
Petrobras - Universidade Petrobras, Escola de Ciências e Tecnologia de Exploração e Produção – PCGEO, Rua Ulisses Guimarães, 565, Cidade Nova, Rio de Janeiro/RJ, danielfragoso@petrobras.com.br, juliosanglard@petrobras.com.br

Lúcia Maria Fantinel4
Departamento de Geologia, Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais, Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte/MG, luciafantinel@gmail.com

Abstract: Using closed mines as natural laboratories to teach Geosciences: the example of Diamantina (MG). The irresponsible closing of mining operations is a current topic of environmental and social concern, which has led to increased discussion of the "future uses of mined areas". In this paper, we present the great educational potential of some closed mines, proposing their use as natural laboratories to teach Geosciences. We use the example of Diamantina (MG), where long disabled old diamond mines are abundant. Inside the mines, it is quite common for dynamic sedimentary systems to develop, where several processes take place simultaneously. In these systems, it is possible to observe sedimentary processes and products in different environments and contexts, which provides an ideal situation for basic and advanced teaching of topics related to sedimentology, stratigraphy and geomorphology. The features that may be observed allow a thorough scalar analysis, as well as a discussion of differences and similarities with real-size sedimentary environments. In addition, the simultaneous occurrence of processes, products and ancient sedimentary structures provides an excellent opportunity to discuss the principle of Actualism.


Keywords: Closed mines; Educational potential; Diamantina; Sedimentology; Stratigraphy

Resumo: O fechamento inconsequente de empreendimentos de mineração constitui um tema atual de preocupação ambiental e social, o que tem levado à crescente discussão a respeito dos "usos futuros de áreas mineradas". Neste trabalho, apresenta-se o grande potencial didático de algumas lavras desativadas, e propõe-se sua utilização enquanto labratórios naturais para o ensino de Geociências. Utiliza-se, para tanto, o exemplo de Diamantina (MG), onde abundam antigas lavras de diamante, há muito desativadas. No interior de lavras desativadas é frequente a instalação de sistemas sedimentares dinâmicos, onde vários processos diferentes atuam simultaneamente. Nestes sistemas, observam-se processos e produtos sedimentares em diferentes ambientes e contextos, o que configura a situação ideal para o ensino básico e avançado de temas relacionados à sedimentologia, estratigrafia e geomorfologia. Através das feições observadas, é possível a realização de uma profunda análise escalar, discutindo-se diferenças e similaridades com ambientes de sedimentação em tamanho real. Além disso, a existência simultânea nas lavras de processos, produtos recentes e estruturas sedimentares antigas oferece uma excelente oportunidade para a discussão dos princípios do atualismo.

Palavras-chave: potencial didático, Diamantina, sedimentologia, estratigrafia

DOI: http://dx.doi.org/10.20396/td.v12i1.8645965

 

 

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